top of page
Buscar

UM FEEDBACK SEM PÃO, POR FAVOR.

Atualizado: 9 de fev. de 2023


Homem oferecendo um sanduíche no prato.
Photo by Luis Covarrubias on Unsplash

Você conhece alguém que utiliza a técnica do “feedback sanduíche”?


Para minha surpresa, nas últimas duas turmas do FEEDBEST – o nosso programa de feedback – encontramos líderes que ainda consideram essa uma boa prática de feedback por acreditarem que é mais confortável tanto para quem fornece quanto para quem recebe.


Se você nunca praticou ou nunca ouviu falar sobre essa técnica: ótimo! Mas, se estiver curioso (já que muita gente me perguntou depois do meu post original no LinkedIn – veja aqui), vou explicar do se trata: nessa prática a pessoa que está dando o feedback traz uma situação crítica no meio de duas mensagens positivas ou elogios, ou seja, a mensagem que você realmente quer transmitir – aquela que importa e vai impulsionar o desenvolvimento de quem está recebendo o feedback - fica “disfarçada” no meio dos elogios.



Tudo bem, curiosidade satisfeita, agora ESQUEÇA isso!


Em artigo publicado na Forbes (Please Stop Using The Feedback Sandwich, 2017), eles até reconhecem que há uma boa intenção por trás desse modelo que visa “aliviar o que você está a ponto de dizer e proteger os sentimentos de quem recebe”, mas logo confirmam que ele é realmente furado.

Estudos confirmam que o “feedback sanduíche” não funciona e pode até ser prejudicial! Além de não ser efetivo e atrapalhar a compreensão da mensagem real, há grandes possibilidades de haver uma quebra da confiança entre as pessoas envolvidas.

Agora, te darei um breve spoiler de como nós abordamos o processo de feedback para que ele, efetivamente, apoie o desenvolvimento da pessoa que o recebe:


1) Exponha a situação e o impacto gerado, sem julgamentos.

2) Abra-se para ouvir um outro ponto de vista.

3) Gere um compromisso.

4) Avalie o que pode ajudar e/ou atrapalhar o próximo passo de desenvolvimento.


É sempre importante lembrar que o feedback deve ser um processo contínuo e não somente uma formalidade em tempos de avaliação de desempenho.


Como líder, um dos melhores presentes que você pode dar é um feedback honesto e respeitoso.

Vamos praticar?

Comments


© desde 2018 desenhando experiências de desenvolvimento

  • Whatsapp
bottom of page