top of page
Buscar

QUE ZONA É ESSA?

Atualizado: 29 de mar. de 2023


Photo by Tim Umphreys on Unsplash

A cada nova poltrona, uma nova poltrona. É assim que trazemos mais conforto para a nossa zona de conforto, sempre dando um passo de cada vez e analisando todas as possibilidades que existem ao nosso redor.


Sem julgamento, afinal não existe pior nem melhor zona de conforto, só a zona de conforto de cada pessoa. Nesse lugar, apesar de caber também tudo aquilo que não é bom, os perrengues são [quase sempre] conhecidos, a segurança e a autoconfiança permanecem conosco, as experiências e os resultados são legais, então não tem problema nenhum em continuar onde estamos.


Porém, ação gera ação. Olhar para as coisas que estão fora da nossa zona de conforto pode nos deixar desconfortáveis e com medo, mas ampliando esse lugar e olhando para outros desafios é que podem surgir coisas que não estavam em nosso campo de visão. A cada nova decisão de dar um rolê e explorar, os objetivos vão mudando, o repertório vai aumentando, as habilidades vão se renovando, as oportunidades vão se moldando e novos conhecimentos vão virando aprendizados com a prática.


Portanto, quando avançamos, conseguimos enxergar um pouco mais e perceber uma nova poltrona que, antes, parecia nem estar ali ou era quase invisível. Ao final disso tudo, contemple esses dois lugares, tenha clareza sobre qual é a sua zona de conforto e o que está rolando fora dela e, então, busque oportunidades e possibilidades que sejam interessantes para que você possa se acomodar cada vez melhor nela.


Acho que passou da hora de virar o disco e parar de condenar a zona de conforto como algo ruim, um lugar de onde devemos sair correndo. Essa frase clichê se tornou um objetivo de vida a ser seguido e símbolo da alta performance, do anticonformismo e da superação, levando as pessoas à produtividade tóxica, à sobrecarga e ao esgotamento.

É nessa zona de conforto - sempre bem acomodado, mas nunca conformado - que eu me mantenho em movimento, faço o meu trabalho, tenho ganhos incríveis, assumo riscos e faço mudanças justamente para torná-la cada vez mais confortável.

Komentar


© desde 2018 desenhando experiências de desenvolvimento

  • Whatsapp
bottom of page