NÃO CREIO EM CONFLITOS, MAS QUE ELES EXISTEM, EXISTEM…
- Otilia Ribeiro
- 7 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 31 de jul. de 2024

Ainda na vibe do Halloween, que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, vamos falar sobre um tema que costuma causar desconforto (também!) no mundo corporativo: os conflitos nas organizações. Esse fantasma que, se não for bem administrado, causa tensões e rupturas que prejudicam o desempenho do grupo.
Não adianta fingir que eles não existem - como diz o ditado espanhol: no creo en brujas, pero que las hay, las hay…
E vou além: isso é bom para a sua empresa, uma vez que a divergência produtiva pode ser construtiva quando traz diversidade de pensamentos, impedindo que as pessoas fiquem presas em ciclos de confiança excessiva.
Com sorte (e um pouquinho de boa vontade por parte das lideranças) sua equipe é composta de pessoas de diferentes culturas e aprendizados e com pontos de vista divergentes.
Esse fato pode levar a uma pluralidade de percepções em relação ao objetivo a ser alcançado pelo grupo. Por isso, entender os mecanismos do conflito e saber administrá-lo é uma habilidade tão importante – mas não exclusiva – das lideranças.
O conflito é algo comum nas organizações e, sendo ele funcional, vai motivar a inovação e a criatividade, aprimorando ideias e resultando na habilidade do grupo de alcançar os objetivos propostos.
Aqui no ao quadrado a gente acha muito bacana quando uma equipe constrói, de forma livre e respeitosa, o seu conhecimento por meio da discussão equilibrada entre as pessoas. Para nós, esse é um dos fatores que define o comportamento de aprendizagem em grupo.
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