IA OU NÃO IA?
- Ale Ribeiro
- 6 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

Outro dia tivemos um job com uma galera de liderança muito top falando sobre soft skills. No meio do bate-papo uma pessoa perguntou se a gente acreditava que a Inteligência Artificial substituiria pessoas e profissões.
Para responder essa pergunta eu falei um pouco sobre uma experiência pessoal: outro dia estava dando um rolê na mais famosa e maior rede social profissional e recebi o lembrete para “parabenizar uma pessoa por 6 anos na empresa tal”. Fiquei por alguns segundos olhando a foto com certa melancolia, pois aquela figura forte que nunca perdeu um dia de trabalho, que era a primeira a chegar, a última a sair e que hesitava em mostrar suas fragilidades diante de outras pessoas, havia falecido há alguns anos.
As máquinas apoiadas na Inteligência Artificial são mais rápidas, mais inteligentes, mais racionais, mais precisas e direto ao ponto. Por outro lado, não são intuitivas, críticas, emocionais ou culturalmente sensíveis. Falar sobre Inteligência Artificial é falar sobre como pessoas e máquinas podem se complementar com o intuito de otimizar a vida humana e dividir o trabalho pesado.
Por isso, na minha opinião, seria bullshitagem dizer que a IA vai substituir líderes, pessoas ou profissões. Acredito que algumas profissões vão desaparecer, outras vão nascer e se renovar, competências perderão a validade, enquanto novas surgirão.
A Inteligência Artificial e outras tecnologias podem substituir algumas rotinas de trabalho, mas também vão fortalecer profissões voltadas para a imaginação, criatividade, inovação, colaboração e relacionamentos. Grandes mudanças irão muito além de carga horária, jornada de trabalho reduzida, modelo presencial, home office ou híbrido.
Organizações e pessoas permanecerão relevantes através de culturas de aprendizado e ambientes seguros. As lideranças precisam desconstruir narrativas que levam a lugar nenhum e preparar pessoas e organizações para questionarem e serem questionadas.
Somente assim, a Inteligência Artificial ajudará a Inteligência Humana, pessoas serão ouvidas como fonte de inspiração para mudanças necessárias, ideias criativas e caminhos que nos ajudem a resolver os desafios existentes no mundo atual.
Comentarios