COACHING
- Ale Ribeiro
- 23 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de fev. de 2023

O processo de coaching trabalha no nível dos conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e experiências das pessoas, com a finalidade de apoiá-las a alcançarem objetivos específicos em um período determinado. É uma jornada de autodesenvolvimento e autoconhecimento para encontrar dentro de si aquela imagem escondida ou história não contada, que apenas espera ser despertada e transformada em vida.
Esse é o movimento provocado por esse processo, onde o mais importante é colocar a mão na massa, comprometer-se com o que precisa ser gerado e ter consciência de que o caminho depende única e exclusivamente do que cada pessoa está buscando.
O Coach não oferece opiniões, não dá dicas e nem fica julgando o que as pessoas trazem para os encontros. O que o profissional de coaching faz é usar suas competências e habilidades para facilitar o processo de reflexão através de perguntas relevantes que possam ajudar as pessoas a buscarem suas próprias respostas e caminhos.
Um bom processo de coaching passa por algumas etapas importantes antes de chegar naquilo que precisa ser feito. Por isso, criar espaços para fazer diferente, abrir-se para aprender e reaprender, olhar para aquilo que incomoda, ter disposição para desapegar e reconhecer as próprias limitações são reflexões que podem ajudar a criar a imagem do futuro que quer emergir.
Para que isso tudo possa acontecer, é preciso mergulhar fundo [não apenas molhar os pezinhos] em sua própria história, pois só a partir disso nos tornamos mais conscientes de que algo tem que mudar ou se renovar. Desenvolver uma postura voltada para a ação e não ficar só iludido ou iludida em meio a tantos pensamentos é um grande desafio e um exercício que merece ser praticado diariamente.
E como grandes histórias seguem um roteiro consistente, o Coach entra com o compromisso de apoiar as pessoas a descobrirem [com maior clareza] como construir de forma leve, consciente e criativa, caminhos que ajudem, de fato, na elaboração de um plano mais fluído em busca de seus objetivos e conectado a um futuro que não é ficção.
“Atravessar o buraco da agulha” exige um difícil trabalho interior, então busque sempre por um profissional que tenha formação e experiência alinhadas às competências, ao código de ética e às definições do que é um processo de coaching, com base em conceitos atuais. A International Coaching Federation – ICF garante a consistência dos programas de formação e dos profissionais de coaching através de um rigoroso processo que inclui também sessões de coaching observadas e um exame final que avalia as competências e habilidades do Coach. Escolha um profissional certificado que “dê match” e viva boas experiências.
Comments